OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O MAU USO DO DINHEIRO PÚBLICO NA PRAÇA CONDE FRANCISCO MATARAZZO JUNIOR


03/12/12 - Clic sobre a foto para amplia-la


Quem passa pelas calçadas do entorno da  Praça Conde Francisco Matarazzo Junior sente que há uma obra acontecendo – parte da calçada está quebrada, parte está com piso novo e parte está bloqueada por um monte de pedrisco, obrigando quem passa a seguir pela rua.




Já quem se aventura a entrar na praça – pois há tempos que a praça deixou de ser um ambiente acolhedor e agradável - fica perplexo com a obra realizada pela Prefeitura, sob comando da Subprefeitura da Lapa.

Desde junho deste ano, num ato exemplar de cidadania, moradores e movimentos se uniram, buscaram os poderes executivo e legislativo, coletaram mais de 1.200 assinaturas em um abaixo assinado, entregaram carta aos 2 subprefeitos do período e participaram de reuniões na Secretaria da Saúde para buscar uma solução para a tão querida e maltratada praça.

Muitas promessas foram feitas, algumas ações realizadas, e o resultado hoje, dezembro de 2012, nos deixa perplexos, pois encontramos uma reforma mal feita, sem planejamento, sem qualquer consulta aos moradores que frequentam a praça e que se mobilizaram para que ela fosse recuperada.

Os antigos caminhos de pedras foram retirados ou bloqueados por largos passeios de concreto, similares a uma calçada, construídos sem qualquer preocupação em manter uma harmonia com as árvores, jardins, terra ou caminhos já constituídos. 

03/12/12 - Clic sobre a foto para amplia-la

03/12/12 - Clic sobre a foto para amplia-la

Na quadra foram colocados novos gradis e tabelas com cestas. Aparelhos para ginástica estão amontoados em um dos cantos da praça, sem que haja um local certo para serem instalados.

03/12/12 - Clic sobre a foto para amplia-la

Os jardins, que foram recuperados pela mesma Subprefeitura em julho deste ano, estão maltratados e em vários pontos encontramos plantas soterradas sob cimento e areia. A zeladoria de praça foi suspensa durante a obra embora a praça tenha permanecido aberta. Muito lixo, muito descaso. 

03/12/12 - Clic sobre a foto para amplia-la

03/12/12 - Clic sobre a foto para amplia-la

03/12/12 - Clic sobre a foto para amplia-la

Tampouco os representantes das várias secretarias conseguiram encontrar uma solução digna para a situação de precariedade social de uma pessoa que mora na praça com seus cachorros. 
Reunião realizada na SMS em 21/09/12, com representantes da comunidade, 
vereador, Secretário da Saúde e técnicos da Sub Lapa, SMS e SMAD.
Os responsáveis? os representantes do prefeitos Kassab: Subprefeito da Lapa Cel. Ademir Ramos, Subprefeito da Lapa Cel. Airton Brandão, assessora dos Subprefeitos Helislane Farias, Secretário Adjunto de Saúde José Maria Orlando, e representantes das áreas de obras, finanças e gabinete da Subprefeitura da Lapa, da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Assistência e Social.

Nesta primeira semana de dezembro fomos surpreendidos com a nomeação, pelo prefeito Kassab, de um novo Subprefeito da Lapa – Cel. Marco Antonio Augusto, que será o responsável pela administração local por 1 mês.

Qual o projeto final para a Praça Conde Francisco Matarazzo Jr.? Não sabemos
Quanto custa a obra que está sendo realizada? Também não sabemos.
Qual o cronograma? Acabará neste ano ou será uma herança para a gestão do prefeito Haddad e seu subprefeito indicado que assumirá em janeiro/13?

Quem será responsabilizado por essa inconsequência? 
Até agora, só você cidadão e cidadã, que vê o dinheiro público ser usado desta forma.



2 comentários:

  1. PÇA Conde Francisco Matarazzo Junior está em revitalização?

    Ataque de cães de rua na Avenida Francisco Matarazzo provam que não!

    Sub Prefeitura Lapa afirma em site da prefeitura e através de boletins semanais enviados via internet a seus munícipes cadastrados que a reforma da praça Conde Francisco Matarazzo Júnior, que fica situada entre o Shopping West Plaza e a Arena do Palmeiras, na zona oeste, a tornaria mais bonita e segura até o inicio deste mês de dezembro.

    www.prefeitura.sp.gov.br/.../subprefeituras/lapa/noticia

    Fomos enganados!

    Até então sempre evitamos transitar por ela, pois sabíamos que era mal frequentada, com animais de rua morando nela e vários usuários de droga se utilizando de seu coreto para o consumo.
    Na tarde da última terça-feira , 18/12/2012, animados pelo comunicado recebido eu, meu esposo resolvemos atravessá-la quando andávamos pela Avenida Francisco Matarazzo com o nosso cão.
    Durante o trajeto fomos surpreendidos por dez cachorros de rua que ainda moram no local, conforme nos foi relatado posteriormente por vizinhos da praça.
    A nossa sorte foi que como estávamos em dois pudemos afastar os cachorros e sair da praça sem que os mesmos conseguissem morder o nosso cachorro e a nós mesmos.
    Consideramos que o descaso da prefeitura com relação às condições de segurança nos deixou em situação de alto risco, uma vez que os cães eram agressivos e com certeza não eram vacinados. Sem qualquer informação sobre a existência dos mesmos e a ausência de uma zeladoria na praça acreditamos que em outros casos as consequências do ataque dos cães poderão ser trágicas.
    Após o ataque, pesquisamos com amigos e vizinhos da praça sobre acontecimentos semelhantes e constatamos que é uma situação recorrente sem que qualquer providência efetiva seja tomada para a remoção dos cães e para garantir maior segurança aos usuários.

    http://movimentoaguabrancasp.blogspot.com.br/

    Há vários grupos da sociedade que têm interesse em tomar conta da praça, mas a subprefeitura até o momento rejeitou qualquer iniciativa para permitir que a comunidade assuma a responsabilidade, mas ainda não tomou a iniciativa de garantir segurança e condições para o usuário usá-la com tranquilidade.
    Cabe destacar que no momento havia crianças brincando nos aparelhos recém-instalados no local, sem ideia dos riscos que corriam, restos de matérias de construção bem como parte dos aparelhos não instalados abandonados no chão, ausência completa de qualquer sinalização , canteiros degradados e ausência de zeladoria.

    A subprefeitura informa que investiu R$ 300 mil na recuperação da praça, melhorando a acessibilidade, calçamento e equipamento de ginástica para a terceira idade. Entretanto cabe indagar que pessoas com necessidades especiais, de terceira idade ou crianças poderão estar seguros neste espaço de uso público sem que condições mínimas de segurança possam ser garantidas?
    Quem responderá civil e criminalmente quando alguma tragédia vier a ocorrer?
    Não teria sido mais lógico adotar uma gestão pública participativa deste espaço a fim de estabelecer com a comunidade local ( já organizada) as prioridades de aplicação dos recursos financeiros disponíveis, bem como a definição dos usos deste espaço neste final de gestão?
    Queremos também perguntar qual a estrutura administrativa e física (equipamentos) que permanecerá no local a fim de garantir ao longo do tempo o uso seguro e perene deste espaço verde, protegido por leis ambientais e de grande interesses dos moradores do seu entorno.

    De nossa parte pelo menos vamos registrar boletim de ocorrência sobre os fatos enquanto aguardamos providencias da subprefeitura.

    Cândida Mendes Meirelles
    pracandida2010@gmail.com
    sp 18/12/2012

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.
    Hoje pela manhã uma jovem veio passar o Natal com a família e como sempre fazia em anos anteriores foi passear com seu cão na praça Francisco Matarazzo. Ao chegar ao local foi violentamente atacada pelos cães "donos" da referida praça. Pegou seu cão no colo e sofreu mordidas na perna causando grande sangramento. A PM foi chamada e fez um TC. A vitima foi ao Pronto Socorro e levou 8 pontos na perna, teve ainda de tomar a primeira dose de vacina contra raiva.
    É possível isto?
    Pessoal, como podemos ficar refém de um morador de rua que não aceita ajuda e de seus cães que atacam quem tenta entrar na Praça. Cadê o direito dos outros?
    Hoje a situação causou muita revolta. Esta discussão arrasta-se há um tempão e chegamos sempre a lugar nenhum.
    Bom Natal para todos!!! Esperamos sinceramente que o poder público haja em 2013.
    Obrigada.Ilma.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!