OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

ARENA PALMEIRAS INAUGURADA - IMPACTOS PARA O BAIRRO

Dispensada de realizar o terceiro evento teste e com restrições e exigências da CET e da polícia, a Arena Allianz Parque (Wtorre + S.E. Palmeiras) foi inaugurada com um jogo para um público de 40 mil pessoas, na quarta feira, 19/11/14, 22h, véspera de feriado prolongado. Os portões foram abertos às 19h. Desde 15h já havia fila nas calçadas e torcedores nas ruas. 

A interrupção das ruas Turiassú, Caraibas e entorno, no final do dia em horário de pico, impactou o trânsito das Avenidas Pompéia, Antártica e Francisco Matarazzo, viadutos Pompéia e Antártica, e prejudicou a mobilidade. Carros, transporte público, moradores e usuários do comércio local tiveram dificuldades para sair ou chegar ao seu destino. 

Risco de acidentes com torcedores e pedestres andando nas ruas entre os veículos por que as calçadas estavam bloqueadas por filas e grades

Mobilidade dos moradores prejudicada por filas de torcedores e carros de ambulantes estacionados nas saídas das garagens dos prédios residenciais.   

Após as 22h, ainda havia fila nas calçadas para entrada de torcedores e durante o jogo milhares de torcedores permaneceram na rua Turiassú.

Na saída do jogo, após a meia noite, algumas brigas nas ruas.

Dia 18/11/14 - terça feira

dia 18/11 - Torcedores bloqueiam as calçadas para retirada de ingressos

18/11 - Calçada bloqueada por corrente

18/11 - Torcedores bloqueiam as calçadas para retirada de ingressos

Dia 19/11/14 - quarta feira


dia 19/11, 15h - Calçada e entrada de prédio bloqueados com fila para entrar na Arena


dia 19/11, 17h - Calçada e entradas de prédios e residências bloqueadas com fila para entrar na Arena


dia 19/11, 17h - Calçadas e ruas ocupadas por torcedores
dia 19/11, 18h30 - Rua Turiassú, calçadas bloqueadas com grades e fila obrigando 
os pedestres caminharem na rua entre os carros

dia 19/11, 18h30 - Av. Francisco Matarazzo, pedestre entre os carros

dia 19/11, 19h30 - Av. Francisco Matarazzo, calçada bloqueada por fila de torcedores

dia 19/11, 18h30 - Rua Turiassú, torcedores e pedestres entre os carros.

dia 19/11, 18h30 - Rua Turiassú, pedestres entre os carros

dia 19/11, 18h30 - Rua Turiassú, calçada bloqueada por fila e grades

dia 19/11 - Rua Turiassú foi fechada pela CET às 19h
19/11 - A interrupção das ruas Turiassú, Caraibas e entorno, no final do dia em horário de retorno para casa, impactou o trânsito das Avenidas Pompéia, Antártica e Francisco Matarazzo, viadutos Pompéia e Antártica e prejudicou a mobilidade. Carros, transporte público, moradores e usuários do comércio local tiveram dificuldades para sair ou chegar ao seu destino.

dia 19/11, 19h - Av Antartica.

dia 19/11, 21h - Av. Francisco Matarazzo, torcedores na rua entre os veículos.


dia 19/11, 21h - Av. Francisco Matarazzo, torcedores na rua entre os veículos.

dia 19/11, 21h - Av. Francisco Matarazzo, calçada bloqueada, torcedores e pedestres na rua entre os veículos.



dia 19/11, 21h - Av. Francisco Matarazzo, calçada bloqueada, torcedores e pedestres na rua entre os veículos.


dia 19/11, 21h30 - Av. Francisco Matarazzo, calçada bloqueada, torcedores e pedestres na rua.


dia 19/11, 21h30 - Av. Francisco Matarazzo esquina com Rua Padre Antonio Tomás.

dia 19/11, 21h30 - Rua Padre Antonio Tomas

dia 19/11, 21h30 - Rua Padre Antonio Tomas


dia 19/11, 21h40 - Rua Padre Antonio Tomas

dia 19/11, 21h40 - Rua Padre Antonio Tomas, entrada de prédio residencial

dia 19/11, 21h40 - Rua Padre Antonio Tomas, carro na contramão

dia 19/11, 21h40 - Rua Padre Antonio Tomas

dia 19/11, 21h40 - Rua Padre Antonio Tomas, passagem calçada
dia 19/11, 21h40 - Rua Padre Antonio Tomas, ambulantes

COMO OS PROBLEMAS SERÃO EVITADOS OU MINIMIZADOS?

O jogo realizado no dia 19/11/14 não foi um clássico, praticamente 99% do público eram torcedores do Palmeiras. O estacionamento teve 800 vagas liberadas, da sua capacidade para 2 mil veículos. Como será em dia de clássico e com o total de vagas liberadas do estacionamento? é pela Rua Padre Antonio Tomás as entradas das torcidas adversárias e do estacionamento. Esta rua está bloqueada em dois pontos, pelas obras de drenagem do córrego Sumaré, e as calçadas em dois trechos são estreitas. Como será feita a divisão de entrada das torcidas e o controle para evitar conflitos? Quais medidas serão adotadas para os shows que serão realizados nos dias 25 e 26/11, com capacidade total da Arena? 

Os fatos comprovam mais uma vez que a preocupação dos moradores está correta, e reforçam os questionamentos já apresentados para a os órgãos públicos, responsáveis pela liberação e autorização de funcionamento e para as empresas responsáveis pela gestão da Arena Palmeiras (WTorre + S.E.Palmeiras):

- Como será a entrada e saída do público na Arena em dias de grandes eventos? 
- Qual é o planejamento feito pela CET e DSV para evitar que o trânsito das ruas e avenidas do bairro pare a cada evento e para garantir mobilidade de quem mora ou passa pela região?
- Como se dará a entrada e saída de torcedores quando forem realizados jogos com times que mantêm torcidas grandes (clássicos), uma vez que as ruas não permitem "rotas de fuga", há calçadas e ruas bloqueadas por obras e sempre assistimos conflito entre a PM e torcedores, com o uso de gás e balas de borracha no meio das ruas, afetando a qualquer um que estiver passando no local?
- Como será a entrada e saída de carros no estacionamento da Arena? Como se dará o controle de estacionamento de carros que não serão atendidos nas vagas do estacionamento da Arena?
- Como será garantida a segurança dos moradores, o direito de ir e vir, sem serem incomodados pelo tumulto provocado pelos eventos que serão realizados na Arena?
- Qual é o planejamento feito com os responsáveis pela segurança pública da região (polícia civil e militar)? A praça Conde Francisco Matarazzo está sem iluminação, assim como algumas ruas do entorno.
- Qual é o planejamento feito com a prefeitura, para coibir comércio ambulante irregular nas calçadas das nossas casas e evitar a depredação da Praça Conde Francisco Matarazzo Junior?
- O que está sendo feito para evitar que ruído produzido pelo som amplificado dos eventos incomode os moradores do entorno?
- Como se dará o contato entre os administradores da Arena, prefeitura, CET, Polícia Militar e os moradores, quando houver problemas?

- Qual órgão público está monitorando os impactos cumulativos do funcionamento da Arena Palmeiras, das obras de drenagem dos córregos Água Preta e Sumaré (Consórcio Sumaré + SIURB/SPObras), do funcionamento dos 2 shoppings e da inauguração dos novos empreendimentos na Água Branca?