OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

domingo, 18 de março de 2018

O Córrego Água Branca e o Dia Mundial da Água

O Conselho de Zeis da Água Branca, o Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Água Branca, o Conselho de Meio Ambiente – CADES da Lapa, o Conselho Participativo da Lapa, o Instituto Rogacionista Santo Aníbal, a Praça Nova Lapa, o Movimento Água Branca, a iniciativa Rios & Ruas, a Prefeitura Regional da Lapa e a Divisão de Gestão Descentralizada Centro Oeste da Secretaria do Verde e Meio Ambiente convidam você e a sua família para participar das atividades comemorativas do Dia Mundial da Águatendo como tema  o Córrego Água Branca.

Córrego Água Branca, originariamente um braço do Rio Tietê, passa por baixo de ruas e avenidas e chega aberto no rio.
Nas suas margens e entorno vivem milhares de pessoas, adultos, jovens e crianças, que interferem no seu leito ou sofrem as consequências dessas interferências.
O futuro prevê um parque linear no seu entorno[1], mas o presente indica que são necessárias ações de conscientização, preservação e manutenção, envolvendo a sociedade civil e o poder público.

O Córrego Água Branca é aberto no trecho entre a
Av Marquês de São Vicente e Marginal do Tietê.

Uma ocupação com barracos se formou em setembro de 2017,
em um dos trechos do Córrego Água Branca. 

Serão realizadas atividades educativas com crianças, jovens e adultos nos dias 21 e 22 de março de 2018, no Centro de Educação Infantil Aníbal di Francia, Centro Comunitário São Lucas e na Comunidade Água Branca.
No dia 25 de março, será realizada uma expedição de reconhecimento do percurso do Córrego Água Branca, aberta a todas e todos interessados, com orientação de especialistas.


Atividades, datas e endereços:

Entre os dias 10 e 24 de março de 2018.
- Mutirão de limpeza do Córrego Água Branca, realizado por moradores da Comunidade Água Branca e equipes da prefeitura.

Dia 21 de março de 2018

- Alunos(as) e educadores do Centro Comunitário São Lucas (6 a 14 anos) farão uma visita ao Córrego Água Branca.
das 9 as 10h30 e das 14 as 15h30

- Conversa com moradores da comunidade Água Branca e trabalhadores da reciclagem sobre pragas urbanas e a relação com a preservação e limpeza da comunidade e córrego.
das 18h30 às 21h
Av Francisco Teixeira Nogueira, 383 (CEI Santo Aníbal)


Dia 22 de março de 2018

- Atividade educativa sobre o tema com as crianças da Centro de Educação Infantil Aníbal di Francia  (0 a 2 anos)
das 8h30 às 10h 




- Atividades educativas sobre o tema com alunos/as (6 a 14 anos) e educadores do Centro Comunitário São Lucas
das 9 as 10h30 e das 14 as 15h30
Av Santa Marina, 534 – Água Branca


Dia 25 de março – das 9 às 12h

- Expedição de reconhecimento do percurso do Córrego Água Branca,
Utilizando mapas do território, datados de 1930, 1958 e recentes, a expedição sairá do trecho em que o Córrego Água Branca está aberto e percorrerá o bairro, reconhecendo e identificando seu percurso até a sua nascente.

Das 9 às 9h40 – Conversa sobre a preservação do Córrego Água Branca e plantio simbólico na rua da margem do Córrego Água Branca (onde hoje já há uma iniciativa dos moradores).
Das 9h40 às 12h – Expedição 

Ponto de encontro:
Centro de Educação Infantil Aníbal di Francia
Av Francisco Teixeira Nogueira, 383 – Água Branca
Faremos a expedição com sol ou com chuva.

Região do Córrego Água Branca em 1930 - (Luiz, Rios e Ruas)


Em data a ser agendada
- Oficina participativa sobre o Parque Linear Córrego Água Branca previsto na Lei da OUCAB.

A Água Branca é uma região de várzea do Rio Tietê, e sempre sofreu com alagamentos.
A Lei da Operação Urbana Consorciada Água Branca prevê nos seus objetivos “implantar parques lineares e projetos paisagísticos ao longo dos cursos d’água existentes, canalizando, com funções de lazer e de retardamento do escoamento de águas pluviais”.
Está previsto no plano de intervenções públicas da OUCAB, a implantação de um Parque Linear em área que envolve o Córrego da Água Branca e os dois terrenos públicos localizados na Av. Marquês de São Vicente, hoje cedidos pela prefeitura e pela câmara de vereadores, a título gratuito, para dois times de futebol (SC São Paulo e SE Palmeiras).
A oficina participativa terá como objetivo identificar as necessidades, desejos e propostas dos moradores do entorno do Córrego e região, para subsidiar as diretrizes do desenvolvimento do projeto do Parque Linear.


Informações pelo e-mail conselhozeisaguabranca@gmail.com  





[1] Parque Linear Córrego Água Branca, projeto da Operação Urbana Consorciada Água Branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!