OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Mais uma vez terra de ninguém

O entorno da Arena Allianz Parque voltou a ser terra de ninguém, no domingo dia 2 de dezembro de 2018, durante o Jogo da final do Campeonato Brasileiro.

A ação da Subprefeitura da Lapa, da CET, GCM, PM e Batalhão de Choque não foi suficiente para evitar invasão de ruas, fila de ônibus parados impedidos de circularem, rojões nas janelas dos apartamentos, churrasco nas calçadas, comércio irregular, garrafas de vidro e muito lixo esparramado pelas rua, violência. Moradores mais uma vez sofreram com os estampidos dos rojões e fogos, com a dificuldade de mobilidade para entrar e sair de suas residências e do bairro, a pé ou de carro, com a sujeira e mal cheiro, com as bombas na porta das suas casas, com insegurança e ameaças. O desrespeito continua.

Isso vai continuar até quando?
Não é a primeira vez, não é novidade, todo mundo já sabe o que acontece no entorno da Arena Allianz Parque em dias de jogos importantes para o Palmeiras (mesmo sendo realizado fora).
O planejamento, a disponibilização de equipes da prefeitura e do policiamento continuam não atendendo a necessidade para resolver os problemas nas ruas em dias de eventos realizados na Arena Allianz Parque. A SE Palmeiras e a Real Arenas, administradores da Arena Allianz Parque também precisam assumir responsabilidade para resolver estes problemas.

No Ministério Público há dois inquéritos e uma ação civil pública
E as orientações do Ministério Público não são acatadas.

IC 177/14 - Promotoria de Habitação e Ubanismo,que trata dos impactos dos eventos realizados na Arena Allianz Parque
IC 315/16 - Promotoria de Meio Ambiente, que trata dos incômodos por ruído dos eventos realizados na Arena Allianz Parque.
Ação Civil Pública Processo 103.3818-34 - comércio ambulante no entorno

Ruído
Embora tenha sido aprovada e sancionada a Lei Municipal 16.897/2018 (Proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso no Município de São Paulo, e dá outras providências), não há fiscalização e penalização pelo desrespeito à lei pela Arena Allianz Parque que faz queima de fogos com estampido e ao seu público que solta rojões nas ruas.








Cadê a CET?
Torcedores impedem o trânsito de veículos e do transporte coletivo nas Ruas Cayowaá e Venâncio Ayres. A CET não se antecipou e não fez desvio de trânsito e dos ônibus. Motoristas e passageiros ficaram parados durante muito tempo no meio da confusão, sem alternativas de saída.

              


                                     

Triste cena
Após o término do jogo, o policiamento liberou os bloqueios para entrada de torcedores na Rua Palestra Itália, como é possível ver no vídeo abaixo. 



E para liberar a mesma rua para o trânsito, após a término do jogo, o policiamento atirou bombas nestes torcedores que estavam ocupando a Rua Palestra. Uma violência desnecessária e que poderia ter sido evitada se houvesse uma ação articulada dos órgãos públicos.



Ocupação de ruas e calçadas por torcedores e pelo comércio irregular


Impossível entrar ou sair de casa

Imagem feita da janela de um apartamento
Churrasco nas calçadas 
Desde o período da manhã, grupos de torcedores fizeram churrasco nas calçadas da Rua Caraíbas, Turiaçu e Venâncio Ayres.







Churrasco no posto de gasolina (ambulantes)



Avenida Antártica







Rua Barão de Tefé 





Rua Palestra Itália





 Avenida Francisco Matarazzo








Rua Padre Antonio Tomas





Veja mais:

Morador, Moradora, porque o poder público te abandona?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!