OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

Impactos da sede social da S. E. Palmeiras. Dossiê entregue ao Ministério Público

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR PROMOTOR DE HABITAÇÃO E URBANISMO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL

REF.: Impactos da S. E. Palmeiras
Nós abaixo assinados, moradores das ruas do entorno da Arena Allianz Parque e da Sociedade Esportiva Palmeiras, no bairro da Água Branca, Capital, São Paulo, vimos respeitosamente apresentar os problemas que temos sofrido no dia a dia com algumas das atividades na sede social da S. E. Palmeiras.
Sede social da Sociedade Esportiva Palmeiras
A sede social (clube) da S. E. Palmeiras funciona diariamente das 6 às 23h. Os moradores dos condomínios das Ruas Turiaçú e Padre Antonio Tomás sofrem no dia a dia com os impactos das atividades realizadas na sede social e pelas torcidas organizadas. É preciso deixar registrado que os moradores já entraram em contato muitas vezes com a diretoria da S. E. Palmeiras – por meio de cartas, telefonemas e reuniões, mas os problemas não são resolvidos.
Rua Turiaçú
1) O prédio das Quadras, com 6 andares, é utilizado para jogos, shows e ensaios. Sua estrutura é vazada e não impede que o ruído das atividades, algumas com a utilização de música alta e som amplificado, e a iluminação dos holofotes, invadam e incomodem profundamente os moradores dos condomínios localizados em frente.
2) A retirada das caçambas de lixo, também localizadas em frente aos condomínios residenciais, provoca muito barulho e é feita em horário em que os moradores estão dormindo, trazendo grande incômodo.
3) As torcidas organizadas com sede na Rua Turiaçú e Caraíbas se reúnem para assistir a jogos em suas sedes ou para saírem em caravanas quando os jogos não são realizados na Arena Allianz Parque, com aglomeração, muita bebida e ocupando calçadas e interrompendo as ruas Turiaçú e Caraíbas.
Por fim, gostaríamos de registrar que desconhecemos qualquer consulta feita a moradores sobre a mudança do nome de um trecho da Rua Turiaçú para Rua Palestra Itália, aprovada pelos vereadores de São Paulo, a pedido do presidente da S. E. Palmeiras, deixando para os moradores o ônus da mudança de endereço. Exatamente no trecho de quarteirões onde tradicionalmente as ruas levam nomes indígenas. Agora, as ruas Cotoxó, Tucuna, Caraíbas e Cayowá nos levam para a rua Palestra Itália.

Rua Padre Antonio Tomás
O restaurante, a churrasqueira e a piscina estão localizados abaixo das janelas dos apartamentos dos edifícios que fazem divisa com a sede social da S. E. Palmeiras, e os moradores sofrem com os seguintes problemas:
1) Barulho intermitente do exaustor e fumaça das chaminés instalados no restaurante e lanchonete do clube, localizado muito próximo das janelas dos apartamentos do Condomínio Palmeiras. Muitas vezes “esquecem” de desligar o exaustor quando o clube fecha, e ele fica funcionando durante toda madrugada.
Este grave problema já existe há anos, os moradores já fizeram reuniões, entregaram cartas e abaixo-assinados solicitando que a diretoria da S. E. Palmeiras desative este exaustor, mas sem nenhum resultado.
2) Barulho de geradores
Durante aproximadamente 1 mês (entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015) a S. E. Palmeiras manteve 2 geradores ligados ininterruptamente, instalados no estacionamento localizado na Rua Padre Antonio Tomás, 220, incomodando profundamente os moradores vizinhos, que escutavam com o ruído dia e noite como se ”tivessem um caminhão dentro de casa”. Outro gerador está instalado na parede da área da churrasqueira, que faz divisa com o Condomínio Palmeiras.
3) Barulho dos eventos realizados na área da churrasqueira, localizada embaixo das janelas dos condomínios, após as 22h e madrugada.
4) Som alto de caixas acústicas, utilizadas em algumas atividades na área das piscinas, viradas para os prédios (festa de fim de ano, festa junina, atividades nas piscinas).
5) Música alta, tocada nas cornetas de som instaladas na área das piscinas, diariamente o dia todo. Recentemente, esqueceram as cornetas ligadas durante 2 madrugadas.
6) Barulho dos eventos realizados no restaurante.
7) Estacionamento de ônibus que transportam atletas e de entregadores de alimentos e bebidas, para abastecer o clube, e que ocupam calçada e rua com caixas, na frente dos portões de entrada dos condomínios e interrompendo o  uso desta área para acesso dos moradores.

Frente ao exposto, solicitamos apoio do Ministério Público para solucionar os problemas aqui registrados.

São Paulo, 12 de maio de 2015.
Assinaturas no anexo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!