Neste blog você encontrará informações e comentários sobre as intervenções públicas e eventos que afetam a vida dos moradores do Bairro da Água Branca - Operação Urbana Consorciada Água Branca, impactos de vizinhança dos eventos realizados na Arena Allianz Parque, trânsito, segurança, meio ambiente e muito mais. Participe!
OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA
A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.
sexta-feira, 28 de novembro de 2014
Impactos da Arena Allianz Parque / Palmeiras / WTorre e o uso privado de espaço público
O registro feito das ruas e calçadas e as gravações feitas em residências do entorno durante o jogo de inauguração e o show de Paul McCartney, realizados nos dias 19, 25 e 26/11/14 (meio da semana), comprovam que a Arena Allianz Parque / Palmeiras / WTorre, foi inaugurada sem condições de atender as exigências de mitigação de impactos da prefeitura e do ministério público.
Custo social e custo público
"privatização dos lucros com a socialização dos prejuízos..." A confusão nas calçadas e vias públicas, nestes 3 dias de eventos que inaugurou a Arena Multiuso Allianz Parque / Palmeiras /WTorre, com capacidade para eventos para um público de 50 mil pessoas, localizada em uma região muito adensada, entre prédios residências e comerciais, casas, comércio, 2 shoppings, e nas principais avenidas de ligação da região oeste, impactou a mobilidade de pessoas e veículos de toda região Oeste, gerando um grande custo social.
O projeto da Arena Palmeiras/Allianz Parque não previu área interna da acomodação de pessoas, no período que antecede os eventos, para evitar que fiquem aguardando nas calçadas e vias públicas. Nos dias 25 e 26/11, as Ruas Turiassú, Padre Antonio Tomas, Higino Pelegrini, Teixeira e Silva, Embaixador Leão Velozo, Barão de Tefé, Avenidas Francisco Matarazzo e Antártica foram utilizadas para acomodar as filas com o público de um evento privado. Entrada de residências e garagens foram bloqueadas. O trânsito de veículos, em horário de pico, ficou bloqueado impactando as principais vias de acesso da região Oeste. O grande afluxo de pessoas gerou o acionamento da CET para resolver o problema do trânsito local, da Subprefeitura e das polícias, com custos suportados pelo cidadão que paga impostos. Com os eventos, a Allianz Parque / S.E. Palmeiras / WTorre receberam milhões. Quanto custou para o poder público, para a cidade e para o cidadão os transtornos provocados?
Barulho X direito ao descanso Os moradores do entorno da Arena tiveram de suportar o barulho até a madrugada, pois o tão noticiado tratamento acústico deixou vazar todo o som do show realizado nos dias 24 e 25/11. Era possível ouvir um alto e incômodo som dentro dos apartamentos.
Planejamento, mitigação de problemas, responsabilidades
Além de comprovar que uma empreendimento deste porte não deveria ter sido feito nesta região, a confusão que se viu nas ruas demonstrou também que os responsáveis pela Arena não se prepararam para estes grandes eventos.
Novos shows e jogos estão sendo anunciados, passaremos por tudo isso novamente?
A Arena Allianz Parque / Palmeiras será responsabilizada pelos transtornos que provocou?
Inquérito no Ministério Público
O Ministério Público instaurou o Inquérito Civil 177/14, para verificar se a WTorre e a S.E. Palmeiras cumpriram as exigências do EIV - RIVI (Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança), Certidão de Diretrizes e licença ambiental da Arena Allianz Parque / Palmeiras.