OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

Prefeito Ricardo Nunes, não nos adoeça!

Manifestamos nossa discordância com a proposta do Prefeito Ricardo Nunes de alterar a Lei de Zoneamento para aumentar o limite de ruído das ZOE – Zonas de Ocupação Especial e que afetará moradores e trabalhadores do entorno

Já vivemos adoecidos pelo excesso de barulho na nossa cidade, que poderia ser evitado se as leis atuais fossem cumpridas e os parâmetros de incomodidade fiscalizados. 

Aumentar o limite de ruído, ferir o princípio da proibição de retrocesso no direito ambiental e adoecer mais ainda a população, para atender a interesses privados, é inadmissível e irresponsável.

Pedimos ao Prefeito que essa proposta seja retirada da pauta da CMSP

Caso seja mantida, pedimos que os Vereadores e as Vereadoras votem contra, pelo bem da saúde da população.


Somos contra o substitutivo do PL 239/2018, que altera a Lei de Zoneamento e aumenta os limites de ruído nas Zonas de Ocupação Especial - ZOE

A proposta de substitutivo do PL 239/2018, de autoria da liderança de governo, que altera na Lei de Parcelamento e Uso do Solo os parâmetros de incomodidade por ruído nas Zonas de Ocupação Especial - ZOE da Cidade de São Paulo é de grande irresponsabilidade com a população que mora no entorno de arenas multiusos, estádios, clubes e aeroportos que estão em ZOE.

A exposição da população ao ruído aumenta face ao crescimento desordenado da cidade, do ruído causado pelos grandes eventos realizados próximos de residências, do tráfego de veículos, do ruído aeroviário, da implantação e empreendimentos que impactam negativamente seu entorno, além do não cumprimento das leis e o desrespeito às boas normas de convivência. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) trata a questão da poluição sonora como um problema de saúde pública. Seu impacto sobre a saúde das cidadãs e cidadãos vão desde a perda auditiva induzida pelo ruído, zumbido e outras consequências extra auditivas, como doenças cardiovasculares (hipertensão arterial), prejuízo cognitivo (inclusive em crianças, interferindo no aprendizado), alterações endócrinas, perda do sono, irritabilidade, dores de cabeça etc.). A atual legislação estabelece limites de ruído, porém não avalia a incomodidade que ele provoca. A capital paulista não conta com uma política pública de combate ao ruído e a legislação existente é anacrônica e limitada.

Damos como exemplo a sede social da Sociedade Esportiva Palmeiras e a Arena Allianz Parque que estão localizadas numa ZOE. Esta ZOE está em bairro residencial, entre ZM, ZEM, ZEU e ZC. Por deliberação da CTLU/SMUL, os parâmetros de incomodidade da ZOE Palmeiras seguem os parâmetros de ZM. Os moradores das ruas do entorno desta ZOE já sofrem grande incomodidade com o ruído excessivo de alguns shows realizados nestes locais, e a busca de solução para estes problemas está sendo conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente da Capital, por meio do Inquérito Civil IC 315/2016. 

A proposta do substitutivo ao PL 239/2018 “altera para RLAeq 85 db(A), o limite de pressão sonora estabelecido entre 12 e 23h” (atualmente, os limites da ZOE Palmeiras/Arena Allianz Parque são de 7 às 19h 60; 19 às 22h 55dB, 22 às 7h 50dB). Esta proposta altera de 50 para 85 (média) os limites para incomodidade por ruído às 23h.  

Para os moradores e para as associações e conselhos dos territórios onde há ZOE, é inadmissível uma mudança na legislação que vai contra os preceitos da saúde coletiva, para atender a interesses privados e assegurar o lucro para poucos em detrimento da saúde da população e pedimos às Senhoras Vereadoras e Senhores Vereadores que essa proposta ou qualquer outra similar sejam rejeitadas, pelo bem do povo. 

Será de grande valia para a população de São Paulo que o executivo, com a participação do legislativo, agilize a produção do Mapa de Ruído Urbano do Município de São Paulo, instituído pela Lei 16.499/2016.

Moradores das ruas do entorno da Arena Allianz Parque / ZOE Palmeiras

Movimento de Moradores da Água Branca

Movimento Defenda São Paulo

Movimento Barulho do Campo de Marte e Anhembi
Associação dos Moradores e Empresários do Sumaré, Perdizes, Pompéia e Barra Funda – AMESP
Associação Barra Funda Viva
Associação de Moradores e Amigos do Sumaré – SOMASU
Amigos do Novo Mundo Associados
Associação Amigos do Jardim das Bandeiras – AAJB
Associação de Moradores da Vila Mariana
Associação do Alto da Boa Vista – SABABV
Associação dos Moradores do Entorno do Aeroporto Congonhas – AMEA
Associação Nossa Guarapiranga – ANGua
Associação Viva Moema
Associação Viva Pacaembu por São Paulo
Associação Viva Paraíso – AVP
Associação dos Moradores de Vila Nova Conceição
Comissão das Torres da Barra
Sociedade Amigos da Cidade Jardim – SACJ

Moradores da Zona Norte do entorno do Campo de Marte, Sambódromo e Arena Anhembi

Conselho do Condomínio Ana Pimentel
Conselheiras e Conselheiros do Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Cultura de Paz – CADES Lapa
Conselho Participativo Municipal da Subprefeitura Sé
Conselheiras e Conselheiros do Conselho Participativo Municipal da Lapa
Conselheiras e Conselheiros do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Água Branca
Conselheiros e Conselheiras do Conselho Municipal de Política Urbana – CMPU
Participantes do Conselho de Segurança – CONSEG Perdizes
Comitê de Usuários/as da Praça Conde Francisco Matarazzo Júnior
Comitê de Usuários/as da Praça Orlando Zanfelice Junior
Associação dos Amigos da Praça João Afonso de Souza Castellano

Moradores Palmeirenses vizinhos da Sociedade Esportiva Palmeiras e da Arena Allianz Parque

Bixiga Sem Medo


Associações e moradores protestam contra lei que pretende aumentar ruído próximo de estádios 
TV Gazeta 13 de maio de 2022

Moradores do entorno do Allianz Parque se unem contra projeto que aumenta limite de ruído
R7 10 de maio de 2022

FOLHA 06 de maio de 2022

ESTADÃO 05 de maio de 2022

Projeto de lei da Câmara de SP quer aumentar limite de ruído nos estádios do Morumbi e Allianz 
G1 SP2 06 de abril de 2022

Um comentário:

  1. Eduardo Mello25/5/22

    É um absurdo o que fazem com São Paulo! Um prefeito biônico resolve passar a boiada em todos os entraves dos mega empresários. A verba de campanha já está garantida.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!