Em 10 de julho de 2023, faleceu a jovem ferida por um estilhaço de garrafa de vidro, durante um tumulto que aconteceu no dia 08 entre torcedores que aguardavam o início do jogo Palmeiras x Flamengo, entre o portão de acesso da torcida visitante e uma sede de uma torcida organizada local, na Rua Padre Antônio Tomas (a segunda morte em 17 meses, em dias de jogos). Um pouco depois, outro tumulto aconteceu na Rua Palestra Itália e Caraíbas, com ação do Batalhão de Choque
O fato teve uma grande repercussão na imprensa, deu-se início a uma investigação para identificar os responsáveis, muito se debateu e se afirmou, e pouco, ou quase nada se fez para evitar os riscos - todos evitáveis - que se instalam nas ruas residenciais e comerciais do entorno da Arena Allianz Parque.
A garrafa de vidro
Considerada a vilã da vez, é vendida livremente no comércio local, por bares, vendedores ambulantes e supermercados.
No dia 11 de julho, o Subprefeito da Lapa, Ismar Freitas Neto, divulgou uma Notificação Administrativa (SEI 6044.2023/0005722-4):
NOTIFICAÇÃO ADMINISTRATIVAInteressados: comerciantes dos arredores do Estádio Allianz ParqueNo uso das atribuições a mim atribuídas pela Lei 13.399/2002, bem como no disposto nos Arts. 5º e 6º, da Lei nº 9.470/1996, e Arts 158, 179 e 201, da Lei 4.597/2023, NOTIFICAMOS, a quem possa interessar, que está proibida a venda, comercialização, distribuição ou qualquer tipo de disponibilização de bebidas alcoólicas nos dias de jogos em um raio de 200 metros das cercanias do local do evento, sob pena das sanções previstas na legislação pertinente.
São Paulo, 11 de julho de 2023.
Não durou muito.
No dia 13 de julho, por ocasião de novo jogo, as bebidas foram consumidas em copos de plástico e também em garrafas de vidro.
E no dia 10 de agosto, como é possível ver no vídeo gravado por morador, às 3h da manhã, as equipes de limpeza urbana recolheram toneladas de garrafas de vidro das ruas do entorno da Arena Allianz Parque, após o jogo entre Palmeiras e Atlético MG.
Onde estavam a fiscalização da Subprefeitura Lapa? GCM Lapa? CET? Polícia Militar?
Moradores, público dos eventos, trabalhadores, passantes estão expostos a outros riscos:
Aglomeração de milhares de pessoas, por muitas horas, em ruas residenciais estreitas, consumindo bebidas alcoólicas, entre botijões de gás, fogareiros, chapas quentes, que também estão nas avenidas, calçadas, pontos de ônibus e faixas de pedestre.
Calçadas bloqueadas por barracas, carrinhos, mesas/cadeiras, estande de propaganda, filas de público etc., obrigam os pedestres a caminharem em meio ao trânsito das avenidas.
Onde estão a fiscalização da Subprefeitura Lapa? GCM Lapa? CET? Polícia Militar?
Imagens de 2023

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!