OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Em defesa da Praça Conde Francisco Matarazzo Jr.

Moradores, frequentadores e o Comitê de Usuários da Praça já pediram providências para os órgãos públicos para que impeçam que a Praça Conde Francisco Matarazzo Jr. se transforme em acampamento de público dos eventos realizados na Arena Allianz Parque.

Desde maio de 2023, um grupo de pessoas profissionalizadas, conhecidas como "cambistas de lugar de fila" dos shows da Arena Allianz Parque, estava acampado na calçada do estádio. Em dias de jogos esse grupo ia para a praça. Em julho, com a ação da polícia para coibir a presença de cambistas nas filas para compra e ingressos, essas pessoas passaram a organizar a fila na praça, permanecendo todos os dias, diariamente, sentadas nas áreas de brincadeira ou jardim. Garrafas e cacos de vidro e latinhas de bebidas alcóolicas são encontradas no local onde estas pessoas estão acampadas, que é a área de brincadeiras e passeio, por onde circulam crianças e frequentadores com cachorros. 

Com a proximidade dos shows, a presença de pessoas formando fila está aumentando, na sua maioria adolescentes, agora estão também dormindo na praça.  

A agenda da Arena Allianz Parque para o segundo semestre de 2023 prevê mais de 25 shows, e é de conhecimento de todos os responsáveis da Real Arenas, das produtoras dos artistas, da Subprefeitura Lapa, GCM, PM, Conselho Tutelar, moradores, e também do Ministério Público - ou seja - é público -  a existência desses "acampamentos" de público e da presença de "cambistas de lugar de fila". Assim como todos esses responsáveis pela organização do espaço público no entorno do estádio já receberam inúmeras comunicações dos moradores do entorno da Arena Allianz Parque e do Comitê de Usuários/as da Praça Conde Francisco Matarazzo Jr., para que tomem providências para impedir que a praça seja usada como local para permanência de fila, acampamento e dormitório de clientes de shows da Arena Allianz Parque.

A praça, como um bem ambiental, possui uma função social, de integração, que proporciona lazer aos munícipes próximos e outros que estejam de passagem. Não é um local para acomodação e ocupação de público de eventos particulares.

O poder público deve garantir a fruição de uma praça de acordo com sua vocação, e exigir que o privado - Real Arenas e produtoras - disponibilize uma área dentro da sua propriedade para acomodar a demanda que eles mesmos geram.


23/08/2023 - Pessoas que estão dormindo na Praça, "organizadoras de filas"







\


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!