Reiteradamente apresentada nas audiências públicas e em documentos, a preocupação que nós moradores do perímetro da OUCAB temos com os impactos cumulativos das várias intervenções que já ocorrem e as previstas, tem se mostrado correta. A confusão já começou.
OBRA DE DRENAGEM DO CÓRREGO SUMARÉ INTERDITA A RUA PADRE ANTONIO TOMAS
Nem bem os moradores e motoristas curtiram o duplicação da mão direita da Rua Padre Antonio Tomás que dá acesso para a Av. Antártica, concluída em março/14, com o deslocamento do ponto de ônibus e acabando anos de confusão no cruzamento e de barulho insuportável de buzinas, e o acesso já mudou novamente.
Até 2016 não será possível acessar a Av. Sumaré ou a Rua Turiassú pela Rua Padre Antonio Tomás.
O motivo é a construção de um segundo poço da obra de drenagem do córrego Sumaré.
MUITAS DÚVIDAS
Em fevereiro/14, surpreendidos com a interdição de um trecho da Rua Padre Antonio Tomás para a abertura de um poço da obra, os moradores realizaram uma reunião com dirigentes e engenheiros da SP Obras (Secretaria Municipal de Infra Estrutura Urbana e Obras) e do Consórcio Sumaré (Engeform, Passareli, Walm) onde estes apresentaram o Projeto que amplia a capacidade de drenagem das galerias dos Córregos Sumaré e Água Preta, com as obras já em andamento. Muitas perguntas foram feitas sobre o tempo de duração das obras, ruído, horário de funcionamento, profundidade, mitigação de impactos no comércio local foram os temas mais debatidos. Nesta reunião não foi informado que haveria um segundo poço ou outra interdição da rua Padre Antonio Tomás.
A SEGUNDA INTERVENÇÃO NO MESMO LUGAR
Novamente, fomos surpreendidos por outra obra e interdição da rua, sem nenhuma aviso prévio.
E o que é mais surpreendente, alterando o acesso que acabou de ser entregue.
Quanto de dinheiro público está sendo gasto para refazer obras no mesmo local em tão pouco tempo?
IMPACTO CUMULATIVO - Perguntas para a SPUrbanismo e para a SPObras:
Em breve, será inaugurada a Arena Palmeiras com previsão de futebol por 2 dias na semana e com eventos de grande porte diariamente. O estacionamento da Arena Palmeiras, com previsão de capacidade para 2 mil veículos, tem a sua entrada pela rua Pe Antonio Tomas.
Outras obras e interdições irão acontecer até 2016 nas ruas e avenidas do nosso bairro para as obras de drenagem dos córregos Sumaré e Água Preta - Av. Pompéia, Av. Francisco Matarazzo, Av. Sumaré.
§ Qual será o impacto cumulativo disso tudo?
§ Quem está fiscalizando e monitorando a obra de drenagem? (o Grupo Gestor
da OUCAB só será constituído após as eleições dos seus membros, no dia 10 de
maio/14).
§ Qual órgão da prefeitura está atuando no planejamento das várias
intervenções, propondo soluções para não haver tantos impactos negativos e para
impedir a confusão e desperdício de dinheiro público, que já começou? quem está conversando com a WTorre?
§ Porque os moradores não estão sendo informados previamente e porque as
informações apresentadas na reunião do dia 20/02/14, pelo Consórcio Sumaré e pela SPObras, foram incompletas?
HISTÓRICO
dezembro/13 - Aprovada a Lei da OUCAB
fevereiro/14 -
1) Um trecho da R Pde Antonio Tomas é interditado para a instalação de um poço da obra de drenagem, com desvio do trânsito para a R Barão de Tefé.
2) Os moradores procuram e agendam um reunião com o Consórcio Sumaré e com a SPObras, para obterem informações sobre o que será feito.
3) 20/02/14 - Reunião entre moradores, Walm Ambiental, Consórcio Sumaré e SPObras. Engenheiros da SP Obras e do Consórcio apresentam o projeto de drenagem dos córregos Sumaré e Água Preta. Não informam que haveria um segundo poço na R Pde Antonio Tomás, nem nova interdição. Walm ambiental disponibiliza um telefone para manter a comunicação sobre a obra com os moradores.
março e início de abril/14
4) termina obra de duplicação do acesso da rua Pe Antonio Tomas para a Av. Antártica sentido Av Sumaré (contrapartida WTorre / Arena Palmeiras).
5) deslocamento do ponto de ônibus para facilitar o acesso à Av. Antártica pela R Pdre Antonio Tomas.
6) 17/04/14 inicia uma nova obra na R. Pe Antonio Tomas esquina com Av. Antártica para ampliar a mão esquerda que dá acesso à Av. Antartica.
7) 23/4 - é instalada uma faixa informando que a partir de 24/4, será interrompido o acesso para a Av. Sumaré.
24/4 - inicia a interdição da faixa da direita da rua Pe Antonio Tomas com a Av. Antartica (em frente a entrada do Pameiras), para a construção de novo poço para a obra de drenagem do córrego Sumaré. Esta interdição irá até 2016, conforme informativo publicado pela CET no jornal Folha de SP.
Nada do que está escrito em azul foi informado na reunião realizada com os moradores em 20/02/14, e nem depois pela empresa responsável pela Comunicação Social do Consórcio Sumaré ou pela SPObras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!