OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Vitória da participação popular e cidadã na eleição de representantes da sociedade civil para o Grupo de gestão da Operação Urbana C Água Branca

Saudamos o sucesso da eleição realizada  no domingo 5 de agosto, onde 1.620 pessoas, moradoras e trabalhadoras, dos bairros dos perímetros da Operação Urbana Consorciada Água Branca, compareceram para votar nos seus representantes para o Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Água Branca.




A presença e as horas que estas pessoas ficaram de pé na fila para votar indicam, além do pleno exercício de cidadania, o crédito depositado à participação e ao controle social, dando aos eleitos(as) para o Grupo de Gestão a confirmação da sua representatividade e o reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pelos seus atuais integrantes.

A votação foi um sucesso devido ao longo trabalho e grande esforço de mobilização dos representantes da sociedade civil do atual Grupo de Gestão, de movimentos, conselhos e associações dos vários bairros dos perímetros da operação urbana.

Os objetivos e diretrizes da OUC Água Branca, seu plano de intervenções públicas, os benefícios que trarão para a qualidade e melhoria de vida das pessoas da região e também da cidade, e os atrasos na realização das obras tão necessárias, são temas frequentes nas inúmeras reuniões e debates realizados pelas várias associações de bairro, movimentos de moradia, conselhos participativos e de meio ambiente da nossa região.

Representantes dos segmentos de entidades
O processo de votação teve início no sábado dia 4, onde foram eleitos por seus pares os representantes dos segmentos Entidades Profissionais, Acadêmicas ou de Pesquisa com atuação em questões urbanas e ambientais; Empresários com atuação na região; Organizações Não Governamentais com atuação na região. 

No segmento de Entidades Profissionais e Acadêmicas e no segmento Empresários, ambos com duas entidades candidatas, foram feitas composição para titularidade e suplência.

Para o segmento de ONGs, com três entidades candidatas, as entidades com atuação nos perímetros da OUCAB que compareceram para eleger sua representante reconheceram o trabalho desenvolvido pelo Instituto Rogacionista, reafirmaram a sua representatividade e o reelegeram, por maioria, à vaga de representante do segmento.


Desde a sua revisão, o processo participativo relacionados à OUCAB são intensos e já reuniu milhares de pessoas nas audiências públicas e nas votações anteriores, e as reuniões do Grupo de Gestão estão sempre com a sala cheia.

Confira os resultados 

Eleição de representantes de Moradores e trabalhadores dos Perímetros e Movimentos de Moradia 

Total de votantes – 1.620
Votos válidos - 7.848
Brancos e Nulos – 491 votos

Moradores e trabalhadores do Perímetro eleitas(os)

Titulares
Jupira Cauhy – 1.084 votos (reeleita)
Caio Boucinhas – 1.046 votos (reeleito)
Ilma Pinho – 1.007 votos (reeleita)

Suplentes – Emerson da Silva, Ana Carolina, Gislene Sant'Ana, Ana Carla

Moradores e trabalhadores do Perímetro Expandido eleitas(os)

Titulares
Leonor Galdino – 1.098 votos
Severina Ramos – 1.067 votos (reeleita)

Suplentes – Alexandro Fernandes, Maria Cristina Ayoub

Movimentos de moradia com atuação na região eleito

Associação dos Trabalhadores sem Terra da Zona Oeste – 1.160 votos (reeleita)
Titular - Maria Elena 
Suplente - José de Jesus


Eleição de representantes de Segmentos

Segmento representantes de Organizações Não Governamentais com atuação na região

Instituto Rogacionista Santo Aníbal (reeleito)
Titular - Dulcinea Pastrello 
Suplente - Adriana Bogajo 

Segmento representantes de Entidades profissionais, acadêmicas ou de pesquisa com atuação em questões urbanas e ambientais 

Titular Laisa Eleonora do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB 
Suplente Paula Santoro da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/USP (reeleita)

Segmento representantes de empresários com atuação na região - Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias

Titular Vladimir Iszlaji da ABRAINC 
Suplente Larissa Campagner da Associação Comercial de São Paulo








A apuração dos votos para representantes de moradores(as), trabalhadores(as) e movimentos de moradia dos perímetros foi realizada no dia 6 de agosto/18, pelas equipes da SP Urbanismo e Comissão Eleitoral, com a presença de candidatas.












2 comentários:

  1. Parabéns aos eleitos e esperamos que as ações previstas na operação sejam executadas com a brevidade que o caso requer. Há anos as famílias da favela do sapo esperam por uma solução habitacional e as dos conjuntos pelas melhorias. É inconcebível que até agora nada tenha se resolvido. Essa operação urbana data da gestão Maluf. Quantas eleições de conselho gestor a sociedade ainda terá que fazer? É uma humilhação e total desrespeito a sociedade. Oxalá testemunhemos mudanças. Ros Mari moradora da Lapa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos eleitos e esperamos que as ações previstas na operação sejam executadas com a brevidade que o caso requer. Há anos as famílias da favela do sapo esperam por uma solução habitacional e as dos conjuntos pelas melhorias. É inconcebível que até agora nada tenha se resolvido. Essa operação urbana data da gestão Maluf. Quantas eleições de conselho gestor a sociedade ainda terá que fazer? É uma humilhação e total desrespeito a sociedade. Oxalá testemunhemos mudanças. Ros Mari moradores da Lapa.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!