- Conselho gestor com a participação de membros da sociedade eleitos por seus pares.
- Definição de Prioridades x Recursos.
- Análise de impacto cumulativo, dos demais empreendimentos na região, privados como arena Palmeiras, Condomínio Nova Perdizes e públicos, como estações de metrô Água Branca, Santa Marina e Pompéia da Linha 6 - Laranja.
- Revisão da certidão de diretrizes da OUCAB e dos empreendimentos privados, para considerar os impactos cumulativos nos setores onde há outros grandes empreendimentos privados ou públicos, dando-se prioridade para o empreendimento público, com obrigatoriedade das medidas mitigadoras dos impactos negativos serem pagas com recursos do empreendedor privado (a exemplo da Arena Palmeiras, as medidas mitigadoras devem ser responsabilidade e pagas pelo empreendedor W Torre). Exigência e rigor, por parte do poder público, na elaboração e análise de estudo e relatório de impacto de vizinhança dos empreendimentos (RIVI), considerando os impactos cumulativos.
- Segregação dos recursos da antiga OUAB e dos novos recursos da OUCAB, com indicação de sua utilização.
- Necessidade de estudos ambientais específicos para o conjunto de obras viárias e de drenagem no perímetro. Inclusão do Córrego Água Branca nos estudos já previstos.
- Projeto de Lei e competências legais (idoneidade do processo de licenciamento ambiental).
- Reassentamento das 150 famílias retiradas da Favela do Sapo que tem direito de moradia definitiva no perímetro da OUCAB, em terreno com boa localização.
- Produção de Habitação de Interesse Social e Reurbanização de favelas, para famílias moradoras das antigas Favelas do Sapo, Aldeinha e dos bairros da área expandida.
- Destinação de 30% do dinheiro para Habitação de Interesse Social.
- Ampliação da área das moradias populares para 50mt2, que permite um apartamento de 2 dormitórios.
- Manutenção emergencial dos prédios e casas do Conjunto Habitacional Água Branca.
- Análise do impacto da abertura da Av. José Nelo Lorenzon e das vias de acesso locais no cotidiano dos moradores do Conjunto Água Branca.
- Disponibilidade de equipamentos públicos para fazer frente ao adensamento proposto. Hoje já há uma carência de equipamentos públicos de educação, saúde, cultura, esporte, lazer e segurança. Implantação de um CEU - Centro Educacional e Cultural, na região da Av. Marquês de São Vicente.
- Restrição da ocupação de subsolos. O território da OUCAB é várzea do Tietê, com lençol freático alto.
- Preservação da atual característica da Área de Preservação Permanente – APP da várzea do Tietê, incentivando a continuidade da ocupação esparsa e horizontal.
- Áreas verdes - Suspensão da cessão de uso gratuito das áreas públicas utilizadas para os Centros de Treinamento dos clubes São Paulo e Palmeiras, para que estas áreas passem a ser usufruídas como parque da cidade de São Paulo a serem incorporadas ao Parque Urbano a ser criado em área ocupada, atualmente, pela Companhia de Engenharia de Tráfego.
- Inventário e preservação do patrimônio cultural, arqueológico, fabril e arquitetônico no perímetro.
- Identificação de áreas contaminadas no perímetro.
Neste blog você encontrará informações e comentários sobre as intervenções públicas e eventos que afetam a vida dos moradores do Bairro da Água Branca - Operação Urbana Consorciada Água Branca, impactos de vizinhança dos eventos realizados na Arena Allianz Parque, trânsito, segurança, meio ambiente e muito mais. Participe!
OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA
A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!