
%2009.16.40_8e1579c6.jpg)
Um dia ensolarado! muita alegria, curiosidade e aprendizado sobre a importância de preservar e ampliar áreas verdes para enfrentar as mudanças climáticas
Alecrim-de-campinas, Ameixa-da-mata, Araçá-roxo, Cabeludinha, Cambuí-branco, Cereja-do-rio-grande, Grumixama, Ipê branco, Ipê-amarelo-do-brejo, Jabuticaba, Palmito-juçara, Peroba Rosa, totalizando 20 árvores vindas do Viveiro Municipal Harry Blossfeld, foram plantadas por 130 crianças, na Área de Preservação Permanente do Córrego Água Branca, num ensolarado 30 de abril de 2024.
O plantio contou com a participação de moradores, conselheiras/os do Grupo de Gestão da OUC Água Branca, do Conselho Gestor da Zeis Água Branca, do CADES Lapa e da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Viveiro Municipal Henry Blossfeld, Florestana, Instituto Rogacionista, educadores e educandos da EMEF Professor Renato Antônio Checchia, do CCA Santa Marina e do CEI Santo Anibal. O cuidado cotidiano com a APP inclui, além dos plantios, a recuperação do solo, que contém muitos resíduos de aterro, a sua manutenção com solo permeável, pois é área alagável do Córrego Água Branca, e a manutenção do leito do córrego limpo, sem descarte de resíduos, ações importantes que contribuirão na drenagem, para o enfrentamento das consequências das fortes chuvas e inundações. Nestas ações de educação ambiental para as mudanças climáticas, envolvendo moradores e estudantes, também são apresentadas informações sobre o estudo de bacia, projetos básico e executivo da recuperação das margens e a obras de drenagem do Córrego Água Branca e microdrenagem das ruas da Vila Chalot, intervenção pública no âmbito da Operação Urbana C Água Branca (OUCAB), em desenvolvimento pela SIURB/SPObras, com acompanhamento do Grupo de Gestão da OUCAB. Essa intervenção pública contribuirá para a implantação do Parque Linear Córrego Água Branca, que se ligará com o parque a ser implantado no Subsetor A1, onde serão construídas HIS, CEU e UBS, também com recursos da OUCAB.
Preparação

 |
Anteriormente ao dia do plantio, as crianças participaram de atividades sobre meio ambiente e mudanças climáticas nas suas escolas. |
 |
Abertura dos berços |
O dia ensolarado

 |
| Depois do sorvete, as crianças ganharam uma camiseta "Eu cuido da natureza". Um agradecimento a quem colaborou com a vaquinha, para pagar as despesas |
|
Nós cuidamos da natureza
Essa ação colaborativa e ambiental teve início em 2019, com o desenvolvimento de uma oficina sobre os desejos da comunidade para o Parque Linear, previsto na Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB). E se fortaleceu, a partir de fevereiro de 2021, quando moradores ambientalistas, para impedir que a área verde virasse um estacionamento, passaram a realizar mutirões de plantio e ações de cuidados com a APP, que se desenvolvem semanalmente desde então, e que resultaram numa linda área verde protegida, espaço de lazer e de educação ambiental, com composteira comunitária.
Educação para as mudanças climáticas
# Nem um dia sem compostagem
Como estava em 2019
Esta ação colaborativa impediu o uso da APP por pessoas que estavam deixando carros estacionados, passando sobre as plantas, derrubando brinquedos e bancos. Além do plantio para fechar o acesso, os/as moradores/as fizeram denúncias de invasão da APP para a GCM Ambiental, que compareceu, sempre que chamada, para fiscalizar e autuar.
Como está em 2024
Mutirão para regar as árvores recém plantadas
Onde fica
O Córrego Água Branca e o Parque ficam na Avenida Marquês de São Vicente com as Ruas Torres da Barra e Professor José Nelo Lorenzon, Setor A da Operação Urbana Consorciada Água Branca. O parque linear Córrego Água Branca se ligará com o parque a ser implantado no Subsetor A1, onde serão construídas HIS, CEU e UBS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário!