OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Uma bonita ação colaborativa transforma a APP do Córrego Água Branca em um lindo Parque!

Uma bonita ação ambiental e colaborativa, realizada por moradores/as da Água Branca, está transformando a área de preservação permanente (APP) lindeira ao Córrego Água Branca num agradável parque. Iniciada em 2019, os moradores fazem mutirões de plantio e manutenção, compostagem comunitária, recolhimento de lixo, vaquinhas para instalar as placas e comprar ferramentas e materiais, oficinas de educação ambiental e de planejamento das ações, com atividades realizadas em todos os domingos. 

Contam também com a colaboração da Secretaria do Verde do Meio Ambiente (SVMA) no plantio e manutenção de espécies arbóreas; da Subprefeitura Lapa na roçada, capinação e limpeza do córrego e de representantes do Grupo de Gestão da Operação Urbana Consorciada Água Branca (GGOUCAB) e do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz (CADES Lapa) e educadores do Instituto Rogacionista na realização de atividades de educação ambiental.


A APP é área inundável do Córrego Água Branca, protegida pela legislação ambiental e não pode ser impermeabilizada. Pela Operação Urbana Consorciada Água Branca (Lei 15.893/13 OUCAB), está prevista a implantação de um Parque Linear e, em andamento, a licitação para contratar o estudo de bacia, e projeto básico e executivo de drenagem do Córrego Água Branca.


Em oficinas e reuniões, presenciais e virtuais, adultos e crianças relataram seus desejos para transformar a área verde num local agradável para caminhar, brincar e usufruir a natureza, com ampliação da vegetação arbórea e sem impermeabilização de áreas, iniciando a construção de um desenho coletivo para transformar a APP num parque público, com árvores frutíferas, árvores floridas, jardim, gramado, mata ciliar e compostagem comunitária. O cuidado já está sendo reconhecido pela natureza, que está agradecendo com brotos e flores e muitos quilos de composto orgânico.



Educação ambiental
Periodicamente são realizadas oficinas com temas ambientais, com a participação de especialistas e educadores. As oficinas e plantios são previamente preparados com as crianças e adolescentes do bairro e do CCA Santa Marina, no Instituto Rogacionista Santo Aníbal.

 







  
Em 2022, dois plantios, com espécies arbóreas e mudas do Viveiro Municipal Harry Blossfeld e do Viveiro Municipal Manequinho Lopes, foram realizados com a comunidade do entorno, educadores e estudantes do CCA do Instituto Rogacionista e da Escola Municipal EMEF Professor Renato Antônio Checchia, equipes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), representantes do GGOUCAB e CADES Lapa.






Compostagem comunitária

Todos os domingos pela manhã, moradoras/es se reúnem para alimentar as leiras da Composteira Comunitária. Já foram montadas 4 leiras e abertas 2. O composto orgânico produzido foi utilizado no Parque e distribuído para moradores.

Nossa primeira Leira 




Composto orgânico produzido


Estudantes do Colégio Renascença conhecem a composteira comunitária


Estudantes da Comunidade Água Branca visitam o Pátio de Compostagem da Lapa

Parque Linear Córrego Água Branca

A implantação do Parque Linear Córrego Água Branca está prevista na Operação Urbana Consorciada Água Branca. A SP Urbanismo já apresentou ao Grupo de Gestão da OUCAB (que conta com representantes da Sociedade Civil, Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Secretaria de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Secretaria de Habitação (SEHAB), Secretaria de Infraestrutura Urbana (SIURB), Secretaria da Fazenda (SF), SP Obras e COHAB), o diagnóstico e estudos conceituais para a implantação do Parque, que aguarda os recursos do Fundo de CEPAC para a realização do projeto. E a comunidade, colaborativamente, cuida e usufrui da área de preservação permanente, que já é considerada como Parque Córrego Água Branca.

Obras de drenagem do Córrego Água Branca

Está em andamento o processo de contratação de empresa ou consórcio de empresas especializadas para elaboração de estudos de bacia, serviços ambientais, projetos básicos e executivos para drenagem da bacia do Córrego Água Branca, com recursos do Fundo de CEPAC da OUC Água Branca (Concorrência nº 014/SPOBRAS/2022, SEI 7910.2021/0001192-1). Obra necessária para evitar as inundações das ruas da Vila Chalot (Água Branca) devido ao transbordamento do Córrego Água Branca nos períodos de fortes chuvas.

Inundação das ruas da Vila Chalot/Água Branca devido ao 
transbordamento do Córrego Água Branca

Como estava em 2019

Esta ação colaborativa impediu o uso da APP por pessoas que estavam deixando carros estacionados, passando cima das plantas, derrubando brinquedos e bancos. Além do plantio para fechar o acesso, os/as moradores/as fizeram denúncias de invasão da APP para a GCM Ambiental, que compareceu, sempre que chamada, para fiscalizar e autuar.


Onde fica

O Córrego Água Branca e o Parque ficam na Avenida Marquês de São Vicente com as Ruas Torres da Barra e Professor José Nelo Lorenzon, Setor A da Operação Urbana Consorciada Água Branca. O parque linear Córrego Água Branca se ligará com o parque a ser implantado no Subsetor A1, onde serão construídas HIS, CEU e UBS.

Fig 1                                                   Fig 2

Fig 1 - vista aérea do Setor A da OUCAB
Fig 2 - quadro de melhoramento públicos da Lei 15.893/2013 (OUCAB) - em rosa área de implantação de parque linear, parques e áreas verdes.

Um comentário:

  1. Anônimo27/1/23

    Que esta ação comunitária cidadã possa ser expandida em outras áreas da cidade e,da grande São Paulo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!