OPERAÇÃO URBANA CONSORCIADA ÁGUA BRANCA

A comunidade da Zona Oeste quer informações mais detalhadas sobre todas as intervenções previstas na Operação Urbana Consorciada Água Branca. Quer a realização de Audiências Públicas Temáticas (drenagem, patrimônio, viário, equipamentos públicos, mudanças climáticas, uso e ocupação do solo dentre outros), e de Audiências Públicas Devolutivas, com tempo suficiente para compreensão do problema e debates/proposições, visando o estabelecimento de um diálogo maduro, responsável, competente e comprometido com a sustentabilidade e a qualidade de vida de nossos bairros e moradores.

terça-feira, 22 de junho de 2021

Construindo coletivamente o Parque Córrego Água Branca Área de Preservação Permanente - APP

Uma bonita ação coletiva de moradores/as da Água Branca, iniciada em 2019, está transformando a área de preservação permanente (APP) lindeira ao Córrego Água Branca num agradável parque. Conheça aqui:


A APP é área inundável do córrego, protegida pela legislação ambiental e não pode ser impermeabilizada. É usada para caminhadas, brincadeiras, fruição da natureza, passagem e plantio.

Nas oficinas e reuniões, presenciais e virtuais, os/as moradores/as relataram seus desejos para transformar a área verde num local agradável para caminhar, brincar e usufruir a natureza, com ampliação da vegetação arbórea e sem impermeabilização de áreas,  iniciando a construção de um desenho coletivo para transformar a APP num parque público, com jardins e bosque urbano.


Desenho elaborado pelo morador e arquiteto urbanista Caio Boucinhas, a partir dos desejos dos moradores apresentados nas oficinas e reuniões

Desde fevereiro de 2021, os/as moradores/as realizam mutirões de plantio, manutenção, limpeza e cuidados do Parque do Córrego Água Branca (APP) seguindo a proposta construída coletivamente. 



Essa ação impediu o uso do parque por pessoas que estavam deixando carros estacionados, passando cima das plantas, derrubando brinquedos e bancos. Além do plantio para fechar o acesso, os/as moradores/as fizeram denúncias de invasão da APP para a GCM Ambiental, que compareceu, sempre que chamada, para fiscalizar e autuar. 


Mutirões

Aos domingos, no período da manhã, vários/as moradores/as se reúnem para aguar e adubar as plantas e cuidar da manutenção do parque. Durante a semana, em alguns dias alternados, outro grupo de moradores/as faz o mesmo trabalho, e a Subprefeitura Lapa mantém equipes para manutenção da grama e limpeza das margens do córrego.

Brinquedos, lazer, descanso, exercícios físicos

A instalação de brinquedos na APP, desejo de todos/as, será precedida de uma preparação coletiva com crianças, adolescentes e adultos, na definição do local, na definição do tipo de brinquedo, e, principalmente, no cuidado e manutenção. O desenho prevê trilha para caminhada, barras de alongamento, mesas e bancos, sem impermeabilização, e pontes para transpor as margens.  

Arte no Parque

Em data a ser agendada, devido às restrições da pandemia, será realizado uma oficina com artistas de grafite, utilizando o muro voltado para o parque.

Hortas

Nas margens do Córrego Água Branca estão sendo cultivadas várias hortas e compostagem, por iniciativa e grupos diferentes de moradores.

Outras ações já realizadas

- Vaquinha para confeccionar e instalar duas placas informativas sobre a área de preservação permanente (APP) e o parque;

- Solicitação ao ILUME de implantação de iluminação pública na APP (em andamento) e para a AMLURB a instalação de lixeiras (já atendido);

- Fiscalização para impedir o estacionamento de carros, em contato com a GCM Ambiental.

Ação articulada com a Prefeitura

O cuidado dedicado pelos/as moradores/as com a área de preservação permanente para transformá-la num agradável parque público é de conhecimento da Subprefeitura Lapa, da Secretaria do Verde, da Secretaria de Habitação e da SP Urbanismo, por meio de comunicações escritas, relatos e proposições nas reuniões do Conselho de Zeis, do Grupo de Gestão da OUC Água Branca e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz - CADES Lapa, conselhos com composição paritária com representantes da sociedade civil e poder público. A articulação dos moradores do entorno e dos conselhos com o poder público é a forma de garantir a implantação do projeto construído coletivamente.

O Córrego da Água Branca

O córrego Água Branca segue a céu aberto do Rio Tietê até a Avenida Marquês de São Vicente. Depois, segue canalizado até a entrada do Nacional AC, aberto até o início da Rua Comendador Souza e canalizado até a Avenida Santa Marina.


As galerias de drenagem de água de chuva são da década de 60/70, estreitas e rasas, para a grande área permeável. Com o atual volume de água de chuva, o Córrego transborda causando inundações, como a que ocorreu em fevereiro/20.


Estão previstas as seguintes obras públicas para o córrego, com recursos da Operação Urbana Consorciada Branca:

- Estudo de bacia e desenvolvimento de projeto básico de drenagem (com recursos já existentes da OUCAB no valor de R$ 2 milhões);

- Obra de drenagem (troca de galerias); 

- Recuperação da Rua José Nelo Lorezon;

- Implantação de Parque nas suas margens.

Na semana do Meio Ambiente, você lembrou do Córrego Água Branca?

Expedição de Reconhecimento do Percurso do Córrego Água Branca


Um comentário:

  1. Lindo ver esse projeto coletivo tomando forma, preservando um espaço agradável para todos

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!